in

Saison ou Farmhouse Ale – o mais democrático dos estilos – Saiba o porquê

https://www.youtube.com/embed/3F0OGzBjOaM

Conhecido como Saison ou Farmhouse Ale, esse tipo de cerveja pode ser considerado o mais democrático de todos. No guia de estilos BJCP (Beer Judge Certification Program), uma das classificações mais aceitas mundialmente,  é determinado que o rótulo referência desse estilo é a Saison Dupon, caracterizada como uma cerveja complexa tanto no aroma quanto no sabor, devido à enorme variedade de temperos que lhes são adicionados. São bastante carbonatadas e refrescantes, com um equilíbrio entre o amargor do lúpulo, a doçura do malte e a acidez final.

>> O que você entende por estilos de cerveja? – São um conceito ou uma fórmula para premiar em concursos <<

Mas as cervejas do tipo Farmhouse vão além do que um simples perfil de sabor ou o uso de um ingrediente específico. Elas fazem referência a bebidas produzidas em fazendas para o consumo próprio dos moradores do local e também das pessoas que trabalhavam por lá em épocas de plantio ou colheita.

Nesse vídeo o cervejeiro e fundador da Morada Cia Etílica André Junqueira, explica  tudo sobre esse histórico estilo e todas suas peculiaridades. Afinal, ele seria um estilo ou está mais para um conceito?

“As cervejas Saison eram produzidas com ingredientes abundantes da região em determinados períodos do ano. Com isso é muito difícil de estabelecer um perfil de sabor e aroma específico para ela, pois isso dependia largamente da região onde foi produzida, do que cultivava e havia disponível naquela fazenda. Esse também não é um estilo de uma localidade pequena, ou um único lugar, eram produzidas no norte da França, na Bélgica e ainda na Holanda. Ou seja, uma área relativamente grande onde essas cervejas não eram produzidas do mesmo jeito, mas com a mesma ideia de aproveitamento das sobras de produção da fazenda, e para que fossem consumidas durante o ano todo. Logo, o padrão de aroma e sabor dessa bebida está muito vinculado com a região onde era feita. Além disso, é um estilo que veio bem antes da era industrial e não está amarrado a padrões de produção. Para mim, Saison é muito mais do que um estilo, ele é um conceito”, explica André Junqueira.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

4 harmonizações com cervejas da escola americana

Homebrewing – como fazer o resfriamento da cerveja