in

Cervejas na ceia de Ano Novo

4 harmonizações perfeitas para a sua ceia

Cervejas na ceia de Ano Novo

É com muito prazer que estou aqui para anunciar o fim de 2020. Embora o ano ainda não tenha acabado e os roteiristas deste seriado apocalíptico, digno de um EMI de melhor série de terror psicológico, ainda possam nos surpreender bastante. 2020 custa a passar, as cicatrizes que carregaremos dele ainda perdurarão por algum tempo em nossas lembranças, no nosso imaginário, no simbólico e no real. Infelizmente essas marcas demandam tempo e trabalho duro até significarem apenas páginas nos livros de história, mas a gente ainda pode juntar tudo isso numa grande caixa chamada Réveillon e envolta de uma mesa farta, enterrar tudo isso o mais fundo que pudermos torcendo para que não volte como zumbis no The Walking Dead. Nesse post vamos falar de cervejas na ceia de Ano Novo.

Para ajudar com isso, o Clube do Malte convocou mais uma vez seu time de colunistas, (Eu, o Chef Júnior Neves e a Chef Bruna Luiza) para apresentar a você uma ceia de ano novo maravilhosa. Então, antes de enveredar a falar de comida e cerveja, me permite desejar a você toda saúde do mundo, que esse desejo se estenda a toda sua família, a todos com quem você se importa e as pessoas ao seu redor que às vezes passam despercebidas. Torço para que a imensa rede de pessoas que formam “a maior comunidade de apaixonados por cerveja no Brasil” transmita esse desejo para todas as pessoas do mundo.

Gostaria de aproveitar para agradecer aos meus companheiros colunistas de revista, ao Clube do Malte por salvar a minha quarentena (e a de muitas pessoas pelo país inteiro) fazendo chegar em nossas casas excelentes cervejas, a todos os leitores que dão alguma atenção a esta humilde coluna de harmonizações (assim como todos os outros!), a todos que ficaram em casa e a todos que saíram de casa para manter serviços essenciais em funcionamento. Dito isso, ao som de “Eclipse” do Pink Floyd vamos harmonizar os pratos desta ceia com cervejas mais que especiais.

Salada Coleslaw

Esta é uma salada de repolho, temperada com sal, pimenta e suco de limão e acrescida de maçãs em cubos, tomate sem sementes e uvas passas. Tudo isso misturado com maionese caseira e servida fria. Acredito que uma Catharina Sour bem levinha vai dar um toque todo especial a esse prato, mas evita as que tem frutas vermelhas. Uma boa sugestão é a Louvada Catharina Sour com Laranja.

Mignon suíno na Red Ale

Aqui temos um Mignon Suíno com dois dedos de espessura feita na Red Ale e temperada com sal e pimenta do reino. Deu até água na boca enquanto escrevo (Ivan Pavlov explica). Óbvio que harmoniza bem com a própria Red Ale – de preferência uma Irish Red Ale -, entretanto, o Clube te mandou em novembro a La Boussole Tripel. Se você ainda tem ela guardada ai, as notas adocicadas de malte em harmonia com certas notas frutadas, vão deixar esse prato incrível.

Risoto de limão siciliano e Witbier

Cervejas na ceia de Ano Novo

Um prato de risoto preparado com cenoura, cebola, salsão picado, arroz, limão e Witbier. Maravilha, não é? Aqui, podemos harmonizar com a própria Witbier! A Havana Dreams é uma excelente escolha, mas é também uma escolha óbvia. Uma Weizenbier também vai muito bem e não causará conflitos com a Witbier que entrou na receita. A Leuven Witbier The Witch é uma ótima pedida.

Maçã assada com Brown Ale e especiarias

Cervejas na ceia de Ano Novo

Para finalizar temos uma maça assada com mel, cravo, canela e Brown Ale. Apontar a própria Brown Ale como harmonização também é chover no molhado. Aqui vamos de Pumpkin Ale (a Pumpkin King dá Invicta vai bem) ou uma Barleywine, que também complementaria com maestria essa sobremesa (indico a Mordamir da Hocus Pocus).

Essas foram as nossas cervejas na ceia de Ano Novo.

Ah, as receitas desses pratos você pode conferir aqui:

Receitas com cerveja – entrada e prato principal para a ceia de Ano Novo

Receitas com cerveja 2 – prato principal e sobremesa para a ceia de Ano Novo

Um abraço especial à cada um de vocês, que 2021 venha para sarar nossas feridas e trazer alívio para os dias que passamos, um feliz ano novo e SAÚDE!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Carlos Henrique Kruschewsky

Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.

Escritor
Saldos cervejeiros

Saldos cervejeiros do Clube – a temporada de ofertas já começou

Cerveja Unicorn

Cerveja Unicorn no Beer Pack de Janeiro