in

Homebrew: É hora de fazer cerveja em casa

fazer cerveja em casa

Tem dias que queremos fazer cerveja em casa, mas estamos sem ideia para criar. Em outros seu brewshop preferido está sem aquele malte especial ou lúpulo nobre que você tanto queria. E em alguns casos a gente tem tanta ideia e insumo bom que quer fazer mais de uma cerveja ao mesmo tempo!

Algo que gosto muito e vejo vários cervejeiros usando também é uma “receita base”. Uma receita simples, neutra e fácil de usar em várias situações e a partir dela criar diversas cervejas diferentes sem tanto trabalho.

Pulo do cervejeiro

Você pode por exemplo produzir a receita de base, separar em vários fermentadores e ali fazer testes de diferentes cepas de leveduras ou usar um lúpulo diferente pra dry hopping em cada um deles, fazer uma adição de frutas em uma e noutra não. Testar diferentes tempos e temperaturas de fermentação e maturação.

Até grandes cervejarias fazem isso. É comum ver cervejarias famosas tendo uma linha de Catharina Sour com mais de 5 receitas, sendo que o que muda é somente a fruta utilizada ou uma dúzia de IPAs com a mesma base e mudando os lúpulos de cada uma.

Aproveitando o gancho do mês passado quando falamos de concurso, é uma forma rápida de testar diversas receitas dentro do curto prazo de inscrição e assim escolher a que mais lhe agrada com tempo suficiente pra enviá-la ao concurso.

Homebrewing: Como fazer a maturação da sua cerveja

Dica de receita

Deixo aqui uma receita que gosto muito de usar como base. Nela já fiz adições de semente de amburana, dry hopping diversos e adição de frutas. Fiquem a vontade para utilizá-la ou criar sua própria base usando essa de exemplo.

Assim, quando surgir um churrasco de última hora ou resolver brassar num feriado que o brewshop não abriu, vocês estarão preparados pra fazer algo rápido e ainda inventando algo novo. Boa brassagem a todos!

Ingredientes para 20 litros:

4 kg de malte pilsen;

150 g de malte Carared (para cor);

12 g de lúpulo columbus (60 minutos de fervura); e

1 pacote de fermento US-05.

Processo:

Mostura de 60 minutos a 65 ºC;

Água inicial: 19 litros a 70 ºC;

Água de lavagem: 9 litros a 75 ºC;

Fervura de 60 minutos com Columbus;

Fermentação a 18 ºC por 7 dias;

Maturação a 10 ºC por 5 dias.

ABV: 4,7%

OG: 1045

FG:  1009

Dica: Lembre-se que por ser uma receita base, pode-se adicionar qualquer malte especial, trocar o fermento ou fazer novas adições de lúpulo para aroma. Já dizia o Capitão Planeta: “O poder é de vocês!”

Agora se você não quiser fazer cerveja em casa, pode entrar no site do Clube do Malte e aproveitar todos os rótulos que temos para oferecer!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

assinaturas de cerveja

6 tipos de assinaturas de cerveja do maior Clube do mundo! 

cervejaria Brooklyn

Stonewall Inn IPA – novidade da cervejaria Brooklyn