in ,

O que você entende por estilos de cerveja? – São um conceito ou uma fórmula para premiar em concursos

https://www.youtube.com/watch?v=1oXbujlgULc&feature=emb_logo

Referente à categorização dos estilos de cerveja para a produção da bebida e também quando se trata de premiações, será que lá no início, quando os estilos foram criados, o plano era de orientação para as produções e criações de cerveja ou foi apenas uma forma de gerar buzz para a produção da bebida e, consequentemente, criar premiações e eventos voltados para isso? 

É importante e necessário as cervejarias seguirem em suas receitas o que determinam os guias de estilo? Ou a criatividade da receita é o que importa?

As respostas não são tão fáceis e tão simples mas nós pesquisamos algumas referências bibliográficas e consultamos especialistas do mercado, para falarmos um pouco mais sobre esse tema e também trazer a opinião deles. 

Mais opiniões sobre estilos de cerveja

Além do que o André Junqueira, cervejeiro e fundador da Morada Cia Etílica, no contou no vídeo, confira aqui a opinião de mais dois especialistas no assunto: 

Luís Celso Jr., jornalista e beer sommelier / Foto: Karine Kuromiya * Daniel Wolff, fundador e diretor da rede de lojas de cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro, sommelier de cervejas e juiz internacional de cervejas / Foto: divulgação

“Acho a categorização importante para informar o público. O nosso mercado é muito novo. Apesar de já estarmos há 16 anos trabalhando com cervejas, o público ainda precisa ser ensinado e os estilos ajudam a entender as diferenças e identificar as preferências. Com isso, fica mais fácil dele ‘se achar’ meio a tantas opções”, opina Daniel Wolff, fundador e diretor da rede de lojas de cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro, sommelier de cervejas e juiz internacional de cervejas. 

“Estilo de cerveja também serve para balizar as competições, estabelecendo parâmetros de aromas, sabores, entre outros, que aquele estilo deve seguir para ser premiado. Mas não serve só para isso. A definição mais ampla de estilo de cerveja seria algo como uma convenção, assim como as línguas são compostas por palavras que servem para nos comunicarmos, e uma vez que estamos em uma convenção nos entendemos. Então, o estilo serve também para ser essa referência para fins de comunicação do mercado cervejeiro. Estabelecer esses conceitos e convenções é essencial para a comunicação dentro do mercado cervejeiro. Quem acha que os estilos servem só para concurso, talvez esquece de todo esse histórico comunicativo que eles desempenham até hoje”, comenta Luís Celso Jr., jornalista e beer sommelier. 

E você, o que acha?

Conta aqui pra gente! Queremos saber a sua opinião.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Ambev doará álcool gel e é acusada de embalar campanha de marketing como filantropia

Skol cria lata de tiragem única como edição de colecionador