in ,

Diferenças entre cervejas e vinhos

diferenças entre cervejas e vinhos

Comparar vinho e cerveja é algo quase que inevitável, são dois mercados que vem evoluindo com o passar do tempo e ganhando mais adeptos ao redor do mundo. Essas duas bebidas tem histórias seculares, são fermentadas, alcoólicas e harmonizam muito bem com diversos alimentos. Mas nesse texto nós resolvemos listar algumas das principais diferenças entre cervejas e vinhos. 

  • Ingredientes 

Os vinhos são produzidos através da fermentação das uvas e seus aromas e sabores surgem desse ingrediente e do tempo em que ficam em barris, na maior parte das vezes de carvalho. Já as cervejas possuem quatro ingredientes principais, que são o malte, o lúpulo, o fermento, e a água. Mas também podem contar com diversos adjuntos que variam do estilo escolhido e da vontade de cada mestre cervejeiro.

  • Preço x Valor

Algo que sempre entra na comparação entre cerveja e vinho é o valor de cada um. O que  pode ajudar a esclarecer um pouco desta diferença é o fato de que os ingredientes para a cerveja possuem uma maior facilidade no estoque e no transporte. Já no caso dos vinhos, a uva que é seu ingrediente principal, demanda mais cuidado, e seu transporte e estocagem não são tão simples. Outro fator que pode interferir no valor dessas bebidas é a fácil localização no caso das cervejarias, que podem ser abertas em qualquer lugar, diferentes das vinícolas que precisam estar próximas dos vinhedos. 

  • Validade 

Mesmo que existam estilos de cervejas que possuem um potencial de guarda e tem suas características melhoradas com o tempo, o prazo de armazenamento de uma cerveja ainda é menor do que o do vinho. Isso porque, o vinho atinge seu ápice num período muito superior ao das cervejas.

Cervejas com potencial de guarda

  • Teor alcoólico

O teor alcoólico das cervejas depende muito do estilo cervejeiro que a receita segue, mas a média é entre 4 a 8%, podendo haver cervejas com um teor alcoólico maior.  Já no vinho a média de teor alcoólico fica entre 10 a 14% de ABV. 

Agora que você já sabe algumas diferenças entre cervejas e vinhos, é importante lembrar que você não precisa escolher entre um ou outro, e novas experiências são sempre bem vindas, mas se você tem realmente uma preferência pela cerveja, saiba que existem diversos estilos que tem muitos pontos em comum com o vinho, como por exemplo, as Flanders Red Ale e as Barley Wine

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Caroline Silva

InicianteEscritorVisualizaçãoVotação
cervejas Low Carb

Cervejas Low Carb – lançamento da Irmãos Ferraro

harmonização de cervejas

Harmonização de cervejas na culinária mineira