in

Dia Mundial do Café – cervejas com café são possíveis?

cervejas com café

Dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, essa bebida que é uma das favoritas ao redor do mundo e está no dia a dia de grande parte da população. A paixão pelo café no Brasil é fácil de ser justificada, isso porque o país é o maior produtor e exportador do mundo, seguido por Vietnã e Colômbia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.

De acordo com um estudo realizado pelo IBGE, sobre a Análise e Pesquisa de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, e divulgado em 2020, o café é consumido 5 vezes mais do que a cerveja pelo brasileiro. Em uma escala mundial o café ocupa o 1° lugar nas bebidas mais consumidas e a cerveja aparece na 4° posição do ranking. Claro, que aqui não foi considerada a água, que é o líquido mais consumido do planeta. 

Mas você sabia que podemos juntar as duas bebidas tão amadas em uma só? Isso mesmo, temos algumas cervejas com café como um dos seus ingredientes ou apresentam características dessa bebida, isso graças ao nível de torra do malte que foi utilizado na receita. Os estilos cervejeiros em que mais podemos encontrar características que remetem ao café são a Stout e a Porter. 

Nós temos algumas opções de cervejas que trazem esse sensorial de café quando degustadas, como a Chicago Blues Amburana, essa cerveja da marca própria do Clube do Malte, é maturada em barril de Amburana e a combinação entre a cerveja e a madeira durante o processo deixa a bebida muito aromática, com um sensorial que se equilibra entre o café e o chocolate, típicos do estilo Porter. 

cervejas com café

Outra cerveja que tem notas de café em seu aroma é a Nera Reale, produzida pela cervejaria Irmãos Ferraro, esta cerveja é intensa e de personalidade. Seus aromas e sabores remetem a notas de torrefação, chocolate meio amargo, café e caramelo. É uma cerveja premiada com a medalha de bronze no Festival Brasileiro da Cerveja 2014, ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2015 e bronze em 2016.  

cervejas com café

Para fechar nossas dicas de hoje, temos ainda a Estrella Galicia 1906 Black Coupage, uma Lager de coloração escura, com espuma volumosa e de boa formação, leve amargor e com notas de café, chocolate, e um sutil caramelo no sabor. 

Quer conhecer ainda mais cervejas que possuem esse sensorial que lembra café? Aproveite e acesse o site do Clube do Malte!

Deixe uma resposta

Escrito por Caroline Silva

InicianteEscritorVisualizaçãoVotação
cervejaria Dogma

Cervejaria Dogma em 1 minuto

Campanha Clube do Malte e PicPay + Cartão Elo