in

Você já ouviu falar sobre cervejarias B Corp

Você já procurou pelo selo B na hora de escolher um produto ou serviço? Não seria uma má ideia dar preferência para uma B Corporation, ou Empresa B, nas suas próximas compras. Sabia que existem cervejarias B Corp?

B Corporation é uma certificação criada nos Estados Unidos, em 2006, que avalia empresas em cinco critérios principais: administração, meio ambiente, relação com os funcionários, impacto na comunidade e modelo de negócio, ou seja, uma avaliação completa. Não basta ter o melhor chocolate orgânico, por exemplo, se você trata mal seus funcionários ou não tem uma gestão transparente.

As empresas que querem obter o certificado passam por uma rigorosa avaliação, feita pela organização sem fins lucrativos B Lab. O certificado é válido por dois anos e após este período as empresas passam por uma reavaliação.

Timmermans – a icônica cervejaria belga

Várias empresas, em diversos segmentos de negócios, e nos quatro cantos do mundo, já adquiriram o certificado. Nos Estados Unidos, onde estão a maioria delas, temos várias cervejarias B Corp. Abaixo estão relacionadas algumas delas:

  • North Coast Brewing Co. Vocês se lembram do recente texto Beer & Jazz? Pois além de investir em festivais de música, a North Coast tem também um importante programa de reciclagem. O resto de grãos da produção de cerveja são enviados a uma fazenda e utilizados como composto orgânico. Posteriormente, as verduras e vegetais produzidos vão para a cervejaria e são utilizados na cozinha do taproom.
  • The Alchemist. A fabricante da lendária cerveja Heady Topper é conhecida também pelo seu tratamento de água residual. Um modelo para várias cervejarias e uma boa sugestão para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
  • Brewery Vivant. Esta pequena cervejaria, no estado de Michigan, tem uma forte presença na comunidade local. Os funcionários se envolvem em atividades de voluntariado e 1% das vendas são dedicadas a instituições de caridade. No site da cervejaria está também disponível o relatório de carbon footprint da fabricação da Farm Hand Farmhouse Ale. Uma deliciosa cerveja que estou saboreando ao escrever este texto.
  • New Belgium Brewing. A fabricante da famosa Fat Tire é a cervejaria com maior nota na certificação B Corp. Um exemplo de sustentabilidade e programas sociais. Espero que o novo dono, a japonesa Kirin, não deixe a peteca cair.

No Brasil, várias empresas, como a Natura, possuem essa certificação (também conhecida como Sistema B). Infelizmente nenhuma cervejaria…por enquanto. Fica a dica!

Cheers! 😉

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Beer Pack de setembro – Mês das nacionais premiadas

A icônica cerveja Newcastle Brown Ale