in

A icônica cerveja Newcastle Brown Ale

Depois de três anos aperfeiçoando a sua receita, o coronel Jim Porter lançou, em 1927, a cerveja Newcastle Brown Ale, em Newcastle upon Tyne, cidade da Inglaterra. Logo depois, tornou-se firmemente conhecida como a cerveja preferida do nordeste da Inglaterra e seu status icônico continuou a se espalhar por todo o Reino Unido. 

Timmermans – a icônica cervejaria belga

Em 1928, a cerveja ganhou a medalha de ouro no International Brewery Awards, em Londres.  Desde então a marca não parou de crescer. Inicialmente sua receita foi projetada para atender a demanda dos trabalhadores, porém com o diferencial de ser límpida e brilhante – o que naquela época era incomum, pois a maioria das suas irmãs e primas inglesas eram turvas, escuras e sem brilho. Entre as décadas de 1930 e 1960, ela fez muito sucesso principalmente entre os trabalhadores das minas de carvão.

Além disso, essa cerveja foi responsável por satisfazer a sede de muitos estudantes em todo o Reino Unido, que ascendeu rapidamente de “posição social”, passando de cerveja dos operários para uma cerveja “chique” que hoje, inclusive, aparece em alguns filmes e seriados americanos. 

A estrela azul de 5 pontas

cerveja new castle

Originalmente, a garrafa de Newcastle Brown Ale ostentava um rótulo unicamente oval. Mais tarde, outro arco foi anexado ao topo do rótulo para exibir detalhes triunfantes. O logotipo da estrela azul foi introduzido em 1928, um ano após o lançamento da cerveja e, desde então, foi atualizado para refletir a mudança na geografia de Newcastle. As cinco pontas da estrela representam as cinco cervejarias que fundaram a Newcastle.

Cerveja Newcastle

Esta cerveja especial é uma Brown Ale com 4,7% de teor alcoólico, coloração cobre-escura com reflexos avermelhados e tem espuma bege de boa formação. Conta com aroma floral de lúpulo, caramelo e maltes torrados. Já o seu sabor conta com nuances de caramelo, leve amargor de lúpulo e maltes. A sensação de boca é marcada pela alta carbonatação e final levemente amargo. Harmoniza bem com caldos, sopas, queijos e carnes.

Hoje a cerveja é comercializada em mais de 40 países e está entre as mais vendidas do Reino Unido.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Você já ouviu falar sobre cervejarias B Corp

Cerveja Baden Baden cria degustação guiada em realidade virtual