in

Cerveja Trooper – a marca da banda Iron Maiden

https://www.youtube.com/watch?v=hzHYgCdZZ8Y

A cerveja Trooper, também conhecida como a cerveja do Iron Maiden, foi criada em 2013, fruto da parceria entre o vocalista da banda, Bruce Dickinson, e a cervejaria Robinsons, uma das mais respeitadas e bem-sucedidas cervejarias familiares da Grã-Bretanha.

Fã declarado da tradicional cerveja inglesa, Dickinson fez cursos e visitas constantes à fábrica e teve participação ativa em todo o processo de criação e desenvolvimento do sabor original da cerveja Trooper.

Seu nome é uma referência a faixa “The Trooper“, do álbum Piece Of Mind de 1983, uma das músicas mais famosas da banda. Como não poderia ser diferente, o rótulo é estampado por Eddie, o mascote do Iron Maiden, que, segundo o vocalista, faz referência à grande tradição do poder militar britânico.

A Trooper original é uma típica cerveja inglesa, estilo English Pale Ale, com 4,7 % de teor alcoólico e amargor moderado. Ela traz tanto no aroma quanto no sabor toques marcantes de malte, como caramelo e casca de pão, combinados com notas cítricas que remetem a limão. 

Além da receita original, Bruce Dickinson firmou parceria em 2019 com a cervejaria brasileira Bodebrown. Juntamente com os irmãos Cavalcanti, Samuel Cavalcanti (CEO da marca) e o cervejeiro Paulo Cavalcanti, criaram a Trooper Brasil IPA. Com 5% de teor alcoólico e baixo amargor, essa cerveja IPA é feita com quatro tipos de maltes e dry opping dos lúpulos Amarillo, Sorachi Ace e Sabro, além de receber nibs de cacau.

A família da cerveja Trooper cresceu

Recentemente, a marca lançou novos rótulos da cerveja Trooper, confira os detalhes de cada uma: 

Trooper Iron Maiden – Fear of the Dark

cerveja trooper

Nas palavras de Bruce Dickinson, “Sou grande fã tanto da IPA quanto da Stout e elas preenchem vazios que existiam na linha Trooper. Eu perdi a conta do número de pessoas que pediram para a gente fazer uma Stout ‘Fear Of The Dark’ nos últimos anos!”. E você pode esperar por uma cerveja escura, encorpada, com notas de chocolate e café tostados, uma leve picância dos lúpulos e algumas notas adocicadas.

Trooper Iron Maiden – Sun And Steel Sake Lager

A Sun and Steel é uma cerveja artesanal híbrida, pois é feita com duas leveduras. Uma levedura Lager para a fermentação inicial e outra levedura de saquê para a segunda fermentação. O resultado? Uma Pilsner delicada com sutis sabores frutados lembrando lichia e groselha. Ela é mais uma produção da parceria entre a banda Iron Maiden e a cervejaria inglesa Robinsons.

Trooper Iron Maiden – Light Brigade

A cerveja Light Brigade é mais uma receita  criada pelo vocalista da banda  com a colaboração do cervejeiro da Robinsons, o Martyn Weeks. É uma cerveja com baixo teor alcoólico (4,1% ABV), aroma lupulado e sabor cítrico, com suaves notas picantes e sensação bastante refrescante. Parte da venda desta cerveja é doada para a instituição britânica “HELP FOR HEROES” – que é uma instituição filantrópica lançada em 1º de outubro de 2007 para ajudar a fornecer melhores instalações para militares e mulheres britânicas que foram feridas no cumprimento do dever.

A cerveja Trooper  é perfeita não só para os fãs da banda, mas também para aqueles que querem conhecer os aromas e sabores de uma produção de muita qualidade. Só lembrando que esses rótulos estão disponíveis no Clube do Malte.

Cheers!

Deixe uma resposta

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação
Bone Up Brewing

Bone Up Brewing – apaixonados pelo malte & unidos pelo lúpulo

O que é cerveja artesanal?