in , ,

Beer Pack de Abril: a Batalha dos Fermentos

https://youtu.be/N-oe1nUy6qc

Você está preparado para ver uma batalha dos fermentos épica? Ou melhor, você está preparado para participar desse embate e ser o juiz do duelo?

Isso mesmo! Neste mês, a seleção do Beer Pack traz para o seu copo uma Batalha dos fermentos, com cervejas produzidas pela Dum Cervejaria. São duas cervejas com a mesma base, porém fermentadas com tipos de leveduras diferentes, ou seja, uma com levedura de Lager e a outra com levedura de Ale. 

Mas afinal, o que a levedura traz para a cerveja?

As leveduras são um tipo de fungo, microorganismos que causam a fermentação na cerveja. Ela é um dos quatro insumos indispensáveis para a produção da bebida e está bastante ligada ao aroma da cerveja, como por exemplo as notas de cravo e banana em uma Weiss, são características produzidas pelas leveduras. A carbonatação, a espuma, e até mesmo o sabor, também sofrem influências das leveduras, sem contar, é claro, na produção do álcool na cerveja, que está diretamente ligado ao seu trabalho.

Vamos às Missões – 33 e 47 Ale e Lager

Existem alguns tipos de leveduras, mas as duas mais usadas na fabricação de cerveja são as leveduras de Lager chamadas Saccharomyces carlsbergensis e as leveduras de Ale, a Saccharomyces cerevisiae. Cada tipo de levedura traz características distintas para a bebida e é justamente isso que as cervejas desse mês estão te proporcionando, distinguir a diferença entre elas.

As batalhas são em duplas e o pack é composto por duas cervejas Missão 33 – uma Lager e uma Ale – e duas cervejas Missão 47 – também uma Lager e uma Ale. A ideia aqui é mostrar as diferentes características sensoriais que as leveduras trazem para uma mesma receita base.

Uma curiosidade: o nome faz referência ao teor alcoólico delas com os números 33 para 3,3% de ABV e 47 para 4,7% de ABV. 

Agora a missão é com você! Você deve executar a difícil tarefa de degustar essas cervejas incríveis, desvendar todas as diferenças que as leveduras trazem para as receitas e decidir quem leva a melhor nessa batalha dos fermentos!

A Dum Cervejaria 

A DUM é uma cervejaria que nasceu nas panelas caseiras, pelas mãos dos sócios Julio Amorim Moutinho, Luiz Felipe Camargo Araujo e Murilo Henrique Marecki Foltran. Após muitas receitas, eles iniciaram uma nova jornada e criaram a marca em Junho de 2010, com o lançamento da primeira cerveja, a John Wayne

A famosa Petroleum foi a segunda cerveja criada pela Dum, ela ganhou fama e conquistou o coração de muitos cervejeiros, até chegar às mãos da família Wäls, que na época desejava lançar uma cerveja preta. Assim, foi fechada uma parceria para a produção da Wäls Petroleum, cerveja que já ganhou medalhas de ouro em diversos concursos pelo mundo.

A Dum Cervejaria é uma das mais renomadas do país, com medalhas em diversos concursos e sempre muito bem avaliada pelos apreciadores. 

Ela chega agora em um novo experimento fresquinho e exclusivo para os assinantes do Beer Pack. 

Confira todos os detalhes de cada Missão para a Batalha dos Fermentos!

DUM Missão 33 Lager

Origem: Brasil | Estilo: Session Lager | Teor alcoólico: 3,3% | Coloração: Dourada | Amargor: Baixo | Temperatura Ideal: 4 a 7 ºC | Harmonização: Iscas de peixe

As cervejas desse pack estão prontas para um duelo. A DUM Missão 33 Lager é uma cerveja leve e refrescante, mas ela vai além, afinal ninguém entra em batalha alguma sem algo de especial a oferecer, não é mesmo? Seu perfil aromático remete aos tons adocicados dos maltes, em equilíbrio com o frescor frutado dos lúpulos. O fermento usado nesta receita é neutro, mas só para ela ser uma cerveja mais fácil de beber e vencer a disputa pela sua preferência, contra a Missão 33 Ale.

DUM Missão 33 Ale

Origem: Brasil | Estilo: Session Ale | Teor alcoólico: 3,3% | Coloração: Dourada | Amargor: Baixo | Temperatura Ideal: 4 a 7 ºC | Harmonização: Bolinho de siri

Uma cerveja leve com um toque belga. Nada mal, não é mesmo? Mas não é só isso. O fermento desta receita traz notas especiais, aliadas aos toques maltados e lupulados. A batalha é no seu copo, tome lado a lado com Missão 33 Lager para entender quanta diferença o fermento faz na cerveja e descobrir qual delas leva a melhor nessa batalha!

DUM Missão 47 Lager

Origem: Brasil | Estilo: American Brown Lager | Teor alcoólico: 4,7 % | Coloração: Castanha escura | Amargor: Moderado | Temperatura Ideal: 5 a 8 ºC | Harmonização: Hambúrguer

Essa é uma versão Lager da clássica American Brown Ale. Ela traz em evidência o aroma de caramelo em conjunto com as notas refrescantes dos lúpulos americanos. O fermento nesta receita também é neutro, justamente para contrastar com sua irmã Missão 47 Ale. Agora é com você. Faça um comparativo a cada gole e descubra quem é a dona desse duelo!

DUM Missão 47 Ale

Origem: Brasil | Estilo: American Brown Ale | Teor alcoólico: 4,7 % | Coloração: Castanha escura | Amargor: Moderado | Temperatura Ideal: 5 a 8 ºC | Harmonização: Burritos 

Inspirada nas tradicionais cervejas do estilo American Brown Ale, essa versão tem sabor de malte caramelo, balanceado com o frescor do lúpulo, em conjunto ainda com um perfil distinto da levedura, justamente para mostrar como o fermento faz a diferença na bebida. Afinal, a batalha já foi criada e ninguém quer sair perdendo, não é mesmo? Tome ao lado da Missão 47 Lager e decida esse confronto!

Copo Dum Cervejaria

Volume: 590 ml

Esse copo é no formato do copo Pint, o tradicional copo dos pubs ingleses e irlandeses. Seu formato é simples e eficiente, formando uma espécie de cone invertido, com a base mais estreita que a boca sendo unidas por laterais retas, facilitando o manuseio do copo e a liberação dos aromas.

Agora que você já conhece as cervejas exclusivas do Beer Pack de Abril, o que acha de fazer parte desta batalha? Acesse o link e assine!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação
estudar cerveja

My Beer Class de abril – Tudo sobre a cerveja Porter

cervejas trapistas

Cervejas trapistas – uma tradição dos mosteiros