in , ,

Beer for Geeks de dezembro

Esse é o clube dos especialistas e apreciadores mais exigentes. Todos os meses trazemos por aqui duas novidades high-end, desenvolvidas pelos mais criativos cervejeiros do Brasil.

Beer for Geeks de dezembro

A seleção do Beer for Geeks de dezembro conta duas cervejarias paulista incríveis, que estão conquistando cada vez mais o mercado cervejeiro do país. Uma delas é a marca Ux Brew que pertence a StartUp Brewing, uma cervejaria que surgiu da vontade de seus fundadores de democratizar a cerveja artesanal no Brasil. O desafio da marca é mostrar que as cervejas nacionais podem ter muita qualidade e entregar uma experiência diferenciada para o consumidor com alto nível de exigência  

Além disso a StartUp funciona como uma aceleradora e planta cervejeira para atendimento das cervejarias ciganas, aquelas sem fábrica própria. “Entendemos que o universo de criatividade e conceitos que norteiam esse mercado em cada uma das cervejarias ciganas é muito rico e igualmente custoso, portanto decidimos fomentar essa democratização ajudando as cervejarias pequenas a terem produtos de extrema qualidade, acesso a equipamentos e processos de indústrias de grande porte e finalmente preço competitivo para alcançar uma fatia maior de público para que essa cultura seja ampliada resultando no aumento do marketshare da cerveja artesanal no Brasil”, explica André Franken, um dos sócios da StartUp Brewing. 

A segunda marca que trouxemos para compor a seleção do Beer for Geeks de dezembro é a Juan Caloto, uma cervejaria paulista que acredita que a cerveja artesanal deve ampliar os sentidos e criar uma experiência única, porém se manter associada ao convívio com amigos, à diversão e à descontração. Desde 2010 dois amigos desenvolviam receitas caseiras, mas foi em 2014, com um projeto de crowdfunding, que conseguiram levar a primeira receita das panelas para uma microcervejaria. Após o sucesso do primeiro lote, foram lançadas outras cervejas, sempre com bom humor e muita qualidade. 

A Juan Caloto já foi premiada no Mondial de la Bière do Rio de Janeiro e no Festival Brasileiro da Cerveja e se orgulha de combinar ótima execução de estilos consagrados com inovações e combinações entre eles, para entregar cervejas especiais de verdade. Este é o reflexo do carinho com a elaboração das receitas, a preocupação com os insumos, até o cuidado com a arte dos rótulos, elaborados pelos próprios sócios e sempre com temática western e a fronteira dos EUA com o México, como se fossem filmes de Bang Bang à Italiana.

Conheça as cervejas do Beer for Geeks

Dserve Guava

Estilo: American Sour Ale | IBU: 20 | ABV: 6,2% | Temperatura ideal: 6 a 12 °C | Harmonização: Frutos do mar; queijo brie; batata doce chips

A Dserve Guava faz parte da nova série Dserve da UX Brew, com cervejas Pastry Sour IPAs. Cervejas Pastry são cervejas inspiradas em sobremesas, que nesse projeto se unem as características azedinhas das Sour e ao frescor e amargor das IPAs. A Dserve Guava é feita com uma base de NEIPA, na qual foram incorporados ainda suco de goiaba, lactose, bolacha champagne, extrato de dois tipos de baunilha (madagascar e Tahiti). O resultado é praticamente uma sobremesa líquida, bastante surpreendente, que lembra uma cheesecake de goiaba. Ela entrega várias camadas de aroma e sabor, com notas marcantes dos ingredientes adicionados. A acidez é moderada e está perfeitamente equilibrada com o dulçor e com as pitadas de amargor. Sem dúvida é uma criação ousada, inusitada e perfeitamente surpreendente!

Los Embalos de Ragtime Mango 

Beer for Geeks de dezembro

Estilo: Gran Berliner Weisse – com adição de Manga | IBU: 6 | ABV: 7,2% | Temperatura ideal: 6 a 12 °C | Harmonização: Ceviche; salada de folhas

Ragtime foi um estilo musical muito popular nos saloons do Velho Oeste Americano, um ritmo muitas vezes frenético, com compassos sincopados, inspiraram essa cerveja. No copo, ela tem uma coloração amarela alaranjada forte, lembrando a polpa da fruta, e é visivelmente viscosa. O aroma de manga é intenso, acompanhado de notas sour. O sabor confirma o aroma, com a fruta em destaque. Acompanhando a manga, vem a acidez, que sugere em segundo plano junto a outras frutas tropicais. Ela traz a combinação de uma fruta que todos associam com alto dulçor, mas aqui equilibrada com acidez bem presente. Um estilo relacionado a baixo teor alcoólico, porém em uma cerveja com 7,2%. É uma cerveja com equilíbrio entre corpo, álcool, acidez e muita manga. Deixe o ritmo Ragtime tomar conta do seu ser!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação
pesquisa

PESQUISA: O mercado cervejeiro e a pandemia. O que esperar para 2021?

Você conhece a cerveja Brugse Zot?