in

Bah, mas… Esta cerveja é tri! – cervejas do Rio Grande do Sul

cervejas do rio grande do sul

Neste texto iremos falar das cervejas do Rio Grande do Sul, chegamos nas terras gaúchas, de um dos sotaques mais legais do Brasil e do chimarrão (peço perdão aos gaúchos caso eu tenha sido muito clichê). Mas além de grandes consumidores da tradicional erva-mate, Porto Alegre também é uma grande capital cervejeira e vem crescendo cada dia mais.

Brasil cervejeiro: conheça a cena da cerveja artesanal no Rio Grande do Sul

Inclusive é de lá uma das cervejarias mais premiadas do Brasil, a Tupiniquim. E é dela que vamos falar por primeiro, bora?

cervejas do Rio Grande do Sul

A cervejaria nasceu em 2013 e foi eleita a melhor cervejaria do Brasil três vezes seguidas no Festival Brasileiro da Cerveja,  em Blumenau, em  2015, 2016 e 2017. Mas não para por aí! A Tupiniquim carrega diversos outros prêmios, inclusive fora das terras tupiniquins (risos), como nos campeonatos Copas Cervezas de America e South Beer Cup.

A cervejaria gaúcha possui inúmeros rótulos, mas assim, muitos mesmo. E são dos mais diversos estilos, formatos (latinha, latão, long neck e garrafa de litrão) e, claro, muita qualidade. Não me recordo de ter tomado uma cerveja da Tupiniquim e não ter apreciado muito. Não perca a chance de experimentar.

Negócios de família

cervejas do Rio Grande do Sul

Existem muitas cervejarias que passam por aqui, em que a história começa com “A cervejaria surgiu do sonho de grandes amigos que produziam cerveja em casa”. Pois bem, aqui nessa história foram os dois irmãos Rodrigo e Marcelo Ferraro, que sempre apreciaram cervejas de qualidade e com sabores diferenciados. A parceria deu certo, a cervejaria Irmãos Ferraro cresceu e hoje conta com mais um sócio que agregou forças e qualidade na produção das cervejas.

Os rótulos da cervejaria, bem como seus nomes, são bem legais e criativos. E claro, aqui não indicamos nada que seja menos do que excepcional. Ou seja, as cervejas são deliciosas e a gente pode reconhecer que a cervejaria cuida ao máximo para oferecer qualidade e inovação em seus produtos.

Inspiração Alemã nas cervejas do Rio Grande do Sul 

cervejas do Rio Grande do Sul

Em 2003 Humberto Fröhlich viajava para a Alemanha e lá teria seus primeiros contatos com cervejas diferentes das que estava acostumado aqui no Brasil. E é assim que começa a história da cervejaria Babel – além de ter chegado aqui no Clube recentemente -, Humberto voltou decidido a abrir sua própria cervejaria e, entre várias receitas caseiras ao longo de 10 anos, construiu uma cervejaria premiada e reconhecida mundialmente.

Seu envase é todo feito em latão, os rótulos são atraentes e chamativos e a cerveja, é claro, que é muito boa. Minha dica vai pra Babel Lucky Jack, coincidentemente é o rótulo mais premiado da casa. Se trata de uma excelente e equilibrada Ordinary Bitter, o que me chama a atenção, visto que até hoje encontrei poucos rótulos de Bitter nacionais. Então, fica a dica!

Dos dois lados do balcão

Chegou a vez de falarmos sobre a cervejaria Malvadeza, mais uma marca que já esteve presente em nossa assinatura principal. Bom, a cervejaria surgiu com dois amigos que decidiram abrir um PUB em POA e, a princípio, a produção das cervejas seria exclusivamente para o estabelecimento. Mas pra nossa alegria (pode cantar), eles decidiram levar as cervejas para o outro lado do bar, e quando digo isso, é pra comercializar seus rótulos Brasil afora, e deu certo!

As cervejas são ótimas e a cervejaria também conta com camisetas, bonés e taças de marca própria pra você “literalmente vestir a camisa”, (risos). E se você é assinante nosso há um bom tempo, já teve a oportunidade de experimentar a ótima Tarja Preta e a leve e refrescante Lager (com aquele capetinha carismático no rótulo)Não perca a chance de conhecer o brewpub da marca.

Fonte hedonista

cervejas do Rio Grande do Sul

“Comemos muito malte, tomamos muito chá de lúpulo e fazemos centenas de experiências malucas para chegar sempre no melhor resultado. O que descobrimos? Que a excelência existe, mas que o melhor ainda está por ser descoberto. Acostumem-se, a Ruradélica Ales sempre será uma fonte hedonista! Faremos o possível e o impossível para propagar prazeres”

E aí? Ficou a fim de experimentar uma cerveja da Ruradélica Ales? Porque eu fiquei. A cervejaria gaúcha conta com rótulos incríveis, cervejas de ótima qualidade e vários prêmios pendurados na parede. Essa é a hora de experimentar!

Então é isso, pessoal. Essa foi nossa viagem pelas cervejas do Rio Grande do Sul. Se você tem alguma sugestão de qual deveria ser a próxima cidade pra gente conhecer, manda aqui pra gente.

Cheers!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

estilos de cervejas

Quais estilos de cervejas não podem faltar na sua geladeira?

o que é lúpulo

O que é lúpulo? – Papo Cervejeiro